Rádio Quarteirão de Santa Cruz

Tweetar Recomendar
A Oficina Cultural “Rádio Quarteirão de Santa Cruz” faz parte do Programa Educativo e Cultural do Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz. Constitui-se enquanto uma atividade educativa relacionada ao patrimônio e à história do bairro de Santa Cruz e procura despertar a consciência dos participantes para a preservação do patrimônio cultural e para a identificação e entendimento dos processos de desenvolvimento histórico da região.

Está voltada para o público infanto-juvenil, principalmente àqueles com idade entre 8 e 12 anos. É também por meio desta atividade que o Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz promove o entendimento para os jovens residentes no bairro de que eles vivem dentro de um território considerado museu.

A oficina acontece com dois atores que encenam uma peça teatral cujo cenário é um programa de auditório como os que eram comuns em meados do século XX em diversas emissoras brasileiras. Os temas abordados durante a encenação do programa estão todos relacionados a fatos históricos processados no bairro de Santa Cruz e região. No decorrer da apresentação, o público é convidado a participar, lançando suas ideias e percepções sobre os temas abordados como: uma noticia sobre o bairro, uma música local, moradores ilustres, uma poesia, etc. Com essa ação, este museu valoriza os patrimônios aos quais aplica processos de musealização e ainda promove a construção de relações de pertencimento entre os jovens de Santa Cruz e sua cultura local.