Encontros culturais

Tweetar Recomendar

Os “Encontros Culturais do Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz” são uma atividade do Programa Educativo e Cultural do museu. Consiste em levar atividades de arte-educação que oportunizem a vivencia artístico-cultural das crianças e jovens, favorecendo o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento, e, pela reunião de ideias e renovação coletiva, construir um novo olhar sobre o acesso a Cultura e Educação.

Os Encontros Culturais são realizados semanalmente e promovem o encontro de jovens do bairro de Santa Cruz e região com escritores, cordelistas, músicos, arte-educadores, poetas e artistas das mais variadas linguagens. Cada encontro tem a duração de 2 horas.

O projeto teve início em 2018 com a realização de 5(cinco) encontros entre os meses de setembro e outubro, sendo 3 (três) em Santa Cruz e 2 (dois) em Campo Grande com público total de 150 pessoas.


Banner dos Encontros Culturais do Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz.


Em 2019, 27 (vinte e sete) encontros foram realizados em Realengo, Campo Grande, Santa Cruz, e com a ampliação da sua área de atuação, participou da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), FLISI (Festa Literária da Serra Imperial) e LER (Salão Carioca do Leitor) e obteve como público total 8.449 pessoas no ano. 

A ação pretende promover o acesso à cultura, principalmente em lugares marcados pela violência e pobreza. Tem como objetivo também a melhoria das condições educativas e culturais das comunidades atendidas com a promoção da cidadania e da diversidade cultural.